Introdução
O uniforme profissional pode contribuir muito com
a imagem de uma empresa, além de criar
padronização, reforça a idendade visual da marca,
demonstra organização, profissionalismo e
preocupação com os funcionários.
A escolha exige atenção e cuidados. Uma vez que
eles precisam ser duráveis, confortáveis e contribuir
para a segurança do usuário. Selecionamos
algumas informações valiosas para te ajudar nessa
decisão!
Entendendo a necessidade da sua empresa
Compreender as avidades dos diferentes setoresda empresa é fundamental, liste as necessidades decada um, levando em consideração o ambiente detrabalho e os pos de tarefas executadas. É importante elencar e quanficar os profissionaisque irão ulizar e também os tamanhosnecessários. Se optar por modelos diferenciadospara cada setor, tente manter uma padronização.
O que um uniforme profissional precisa ter?
A escolha do tecido é fundamental para garantir a qualidade, durabilidade e praticidade dos uniformes de sua empresa. Tenha preferência por tecidos que não amarrotam, sejam fáceis de lavar e com rápida secagem.
É importante considerar cada ambiente e atividade realizada. Se o trabalho for mais pesado, opte por tecidos mais grossos. Se existe a exposição à altas temperaturas, prefira tecidos mais leves e que permitem a respiração da pele.
Tipos de tecido
Brim ou Jeans
Tecido ideal para uniformes operacionais. Geralmente usados na confecção de calças. São duráveis e fáceis de lavar, além de permitirem a mobilidade do usuário.
Algodão
Leve e confortável, permite o movimento e se adapta a diferentes temperaturas. Pode ser usado na confecção de diferentes uniformes, tanto operacionais como sociais dependendo da combinação usada.
Microfibra
Considerado um tecido nobre, passa boa impressão. A secagem é rápida e mantém a boa aparência por anos, ideal para trabalhos em escritórios e atendimento.
Elastano
Adiciona maciez e elasticidade ao uniforme, quando adicionado ao algodão e poliéster tem um ótimo caimento e é ideal em camisas sociais.
Poliéster
A presença de poliéster na composição do tecido evita o desbotamento da cor. Não amarrota e tem rápida lavagem e secagem. Por se composto de fibras de petróleo, não é indicado em trabalhos em trabalhos com fogo.
Cores
As cores também são um ponto importante na hora de desenvolver seu uniforme, opte por cores claras e neutras, mas que estejam alinhadas com a identidade da empresa. Tons escuros tendem a desbotar com mais facilidade e dificultam a respiração de pele em dias quentes, porém são visualmente elegantes e sujam com menos facilidade
Identidade de marca
O uso do uniforme pode ser um dos grandes aliados ao marketing de uma empresa, ele ajuda a fortalecer a marca e a representar a imagem que ela busca passar.
Em uma visita a clientes ou até mesmo em atividades fora do expediente seu colaborador carregará consigo a identidade da organização, consolidando, promovendo a marca e criando credibilidade perante os consumidores.
Uma das melhores formas de conseguir todos esse benefícios é através da aplicação do logotipo da empresa no uniforme, por isso é importante que a aplicação seja feita em um local visível como a região do peito ou nas costas.
Existem várias formas de aplicar o logo, como silk digital, sublimação, silk screen e bordado. A escolha do tipo de aplicação irá influenciar diretamente no resulto final.
Cuidado com os uniformes
A aparência e durabilidade de seu uniforme está diretamente ligada a uso, frequência de lavagem e o tipo de trabalho do usuário. É importante conscientizar sua equipe sobre os cuidados necessários, assim que fizer a distribuição das peças. Verifique sempre a etiqueta de cada peça e siga a indicação feita pelo fabricante.
Sepramos alguns cuidados básicos que podem ajudar para a conservaçõ do uniforme da sua empresa:
Lavagem
Não lavar com produtos a base de cloro pois além de desgastarem a fibra do tecido, podem alterar a cor do uniforme. Mesmo em peças brancas, onde são usadas para clarear o tecido, seu uso não é recomendado.
Usar sabão neutro para lavagem, pois agride menos a fibra do tecido garantindo uma durabilidade maior.
Não misturar peças coloridas com brancas. Lave sempre as peças separadamente para não correr o risco de manchas.
Não friccionar, nem torcer os uniformes profissionais, pois esfregar demais a peça em tanques pode causar alterações nas fibras do tecido.
Secagem
É recomendado a secagem de roupas à sombra e em locais ventilados, quando ocorrer a secagem ao sol, as peças devem estar do lado avesso.
Em caso de passagem a ferro, leve em consideração o tipo de tecido, verifique sempre na etiqueta se existe alguma indicação ou restrição quanto a passagem a ferro.
Dicas úteis
1: Ao determinar a quantidade de peças a serem distribuídas, considere as condições climáticas de sua região e o tempo em que o colaborador terá para lavar o uniforme.
2: Com o uso e lavagem, as peças acabam se desgastando, por isso é importante renovar os uniformes pelo menos uma vez ao ano, garantindo a boa aparência de sua equipe.
3: Conscientize os colaboradores quanto ao uso e conservação do uniforme. Verifique se o fornecedor oferece algum material que indique quais os cuidados devem ser mantidos.
4: Não abra mão da qualidade, escolha um fornecedor com experiência e credibilidade no mercado.