•   

O que é ATPV?

Compartilhe:
 

ATPV - Arc Thermal Performance Value, é o valor em calorias por centímetro quadrado da proteção conferida pelo tecido ao efeito térmico proveniente de um arco elétrico [...]


O ATPV - Arc Thermal Performance Value, é o valor em calorias por centímetro quadrado da proteção conferida pelo tecido ao efeito térmico proveniente de um arco elétrico, está relacionado às características do tecido que compõe a vestimenta.


Representa o valor máximo de energia incidente sobre o tecido. O valor do ATPV é uma estimativa da barreira conferida pelo tecido e, consequentemente, da vestimenta com ele confeccionada. Assim, com base nos cálculos da energia incidente (cal/cm 2) determina-se o nível de proteção necessário.


O que é Arco Elétrico, Fogo repentino e Energia Incidente?


Arco elétrico: gerado pela ionização de gás como consequência de uma conexão Elétrica entre dois eletrodos de diferentes potenciais, de diferentes fases ou entre um eletrodo e um circuito de terra. Normalmente é gerado acidentalmente devido à falha de equipamentos em curto-circuito e libera grande quantidade de energia calorífica num curto intervalo de tempo, capaz de provocar a fusão de metais componentes dos equipamentos, que podem ser lançados contra pessoas e objetos que estejam nas proximidades causando queimaduras severas e combustão.


Fogo repentino (Flash de fogo): reação de combustão acidental extremamente rápida devido à presença de materiais combustíveis ou inflamáveis, desencadeada pela energia de uma centelha ou fonte de calor.


Energia Incidente: Parte da energia liberada como resultado do arco elétrico ou do fogo repentino que incide sobre determinado ponto de interesse, geralmente o trabalhador. Pode-se estimar a energia incidente devido ao arco elétrico utilizando-se parâmetros como: diagrama unifilar da instalação elétrica, tensão de alimentação, correntes de curto-circuito, características dos sistemas de proteção das instalações elétricas (tempo de atuação da proteção), posição do trabalhador, etc.

A energia incidente é informação fundamental para a determinação da adequada proteção ao trabalhador pelo uso de barreiras, tais como as vestimentas especiais.

A Norma

De acordo com a NR10 item 10.2.9.2 os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem fornecer a inflamabilidade, ou seja, os EPIs devem ter um mínimo de competência diante da ocorrência de arcos elétricos e outras formas de calor. A essa capacidade, dá-se o nome de ATPV.


  Fotos deste Post

Veja mais